Alistamento militar em 2019 – datas e documentos necessários

PUBLICIDADE

Todos os homens que completam 18 anos em 2019 têm a obrigatoriedade de se alistar para o serviço militar. Depois de fazer o seu alistamento, o jovem terá a oportunidade de solicitar a sua entrada na Marinha, na Aeronáutica ou no Exército, de acordo com o setor que o atrai mais.

Não fazer o alistamento em questão traz muito prejuízo: o primeiro deles é não poder se inscrever em vestibulares ou em concursos públicos, além de ser vetada a emissão de documentos. Cabe salientar que os homens trans também precisam se alistar na Junta Militar.

PUBLICIDADE

Datas

Independentemente de qual seja a data de aniversário, o jovem que faz 18 anos em 2019 precisa procurar a Junta Militar até o dia 28 de junho, que é o último dia útil do mês. Na eventualidade de o cidadão não se alistar, ele estará em débito com a Justiça Militar e sofrerá as sanções que foram mencionadas acima.

PUBLICIDADE

Documentos

É preciso que os jovens levem certos documentos para o seu alistamento, sendo eles:

 

  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento;
  • Documento oficial com foto.

 

Se o jovem não tem comprovante de residência no seu nome, ele pode pedir a chamada declaração assinada; entretanto, ela ou o comprovante precisam ser de até dois meses. Com relação aos jovens que não nasceram no Brasil, eles têm de se alistar se tiverem a prova de naturalização: se eles trabalham ou estudam no país em outras condições, estão dispensados.

Como fazer o alistamento militar em 2019

O Ministério da Defesa tem um site para que o jovem realize o seu alistamento: https://www.alistamento.eb.mil.br/. Se ele já se alistou e precisa de informações ou atendimento, bastará que ele clique em “Já me alistei”.

Além do alistamento virtual, o jovem pode ir à Junta Militar da sua cidade com todos os documentos acima determinados. Para sanar quaisquer dúvidas, é indicado usar o link “Perguntas frequentes”, no site do alistamento. Além disso, é importante estar atento ao dia de apresentação pessoal fornecido pelo exército.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *