Carta de apresentação – Modelos prontos

A carta de apresentação é um documento que costuma ser mandado às empresas juntamente ao currículo, funcionando como uma forma de a pessoa falar ainda mais de si, especificamente coisas que não serviriam para colocar naquele. O termo “apresentação” descreve bem a finalidade desse documento: os candidatos têm de colocar nela as suas maiores realizações, tanto na parte profissional quanto na acadêmica.

Normalmente, os sites de emprego a solicitam, mas deixam que o candidato escolha se quer manda-la ou somente o currículo. Quando a candidatura é por e-mail, a pessoa manda os dois anexos. Não existem muitas variações de carta de apresentação: o que diferencia é se a pessoa tem mais experiência ou não.

Como fazer?

Deve-se colocar a saudação, que será “Prezados recrutadores” ou então “Caro senhor”. Depois, o profissional apresenta-se com o seu nome, diz qual é o seu grau de escolaridade e que tipo de curso já fez, incluindo também se fez algum curso extra. Após, o candidato vai escrever em qual cargo está interessado e mencionará as suas possíveis experiências.

Ao falar dessas experiências, não é necessário falar de cada empresa: isso já estará explícito no currículo. Basta dizer que se tem X anos naquela função e pode-se fazer uma pequena enumeração de quais são as atribuições com as quais se está acostumado.

Os conhecimentos extras, que costumam ser Informática e também Inglês, devem ser citados e deve-se dizer que nível de proficiência há no idioma. A respeito da Informática, é importante citar os softwares. Cabe citar se a pessoa fez algum tipo de intercâmbio, especialmente se foi para algum país de Língua Inglesa ou no qual ele desenvolveu alguma função profissional ou então fez um curso.

Formatação da carta de apresentação

A carta de apresentação precisa estar na mesma formatação que o currículo: se for escolhida Times New Roman como fonte de um, ela também será de outro. Vale usar um espaçamento de 1,5 cm e a fonte tem de ser tamanho 12, lembrando-se sempre de usar a formatação justificada. A seguir, os candidatos veem modelos de carta de apresentação.

Confira dois modelos de cartas de apresentação prontas para preencher:

Modelo 1

Modelo 2

+ Modelos de carta de apresentação

You May Also Like

Deixe um Comentário: