Como alistar para o exercito em 2020 – dicas e Locais

PUBLICIDADE

O governo brasileiro exige que todos os jovens homens (inclui-se aqui os transgêneros) que completarem a maioridade alistem-se no serviço militar. Esse alistamento é feito em postos chamados de Junta Militar e, depois de certo tempo, os jovens comparecem para saber se estão convocados ou dispensados.

Aqueles que forem convocados precisam servir ao exército pelo tempo de 1 ano. Depois disso, se eles não quiserem seguir a carreira militar, podem retornar às suas tarefas; se desejarem ser do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica, serão instruídos para tanto.

PUBLICIDADE

Qual é o procedimento para se alistar em 2020?

A primeira coisa que o jovem deve fazer é procurar a Junta Militar da sua cidade e perguntar sobre o período de inscrição. No dia, será necessário levar o CPF e o formulário preenchido; porém, as pessoas que não têm CPF precisam levar muito mais documentos:

PUBLICIDADE

  • Certidão de naturalização ou de nascimento;
  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência

Escolha de setores

Nem todos os jovens precisam atuar no Exército: quando se alistam, existe a possibilidade de eles serem escolhidos para a Aeronáutica ou para a Marinha também. O próprio cidadão pode especificar que gostaria de servir em determinado setor, mas o que pesa mesmo é a avaliação do governo federal.

Para cada um dos ramos do serviço militar existe um perfil e uma pessoa que quer ficar no Exército precisa estar de acordo com o que os superiores esperam, além de ser necessário haver vaga.

Quais são as consequências para quem não faz o alistamento?

O cidadão terá a sua participação restrita em concursos públicos e pode ser preterido quando estiver concorrendo a vagas no setor privado. No caso de a pessoa precisar de um documento, ela não poderá solicitá-lo enquanto a sua pendência com o serviço militar não for sanada.

O bolso de quem deixa de se alistar não sofre tanto: a multa é só um pouco superior a R$ 4,00 e o seu reajuste acontece a cada trimestre, sendo estando em consonância com o IPCA.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *