Como aprender a fazer leitura dinâmica

Ler grandes conteúdos faz parte da rotina de trabalho de diversos tipos de profissionais. Porém, nem sempre ler coisas muito longas é fácil: às vezes, falta tempo, mas é necessário absorver as informações principais mesmo assim. Para ajudar a esses profissionais e a qualquer pessoa que precise ler muito, existe a leitura dinâmica.

Essa técnica permite que se consiga ler tudo o que é de suma importância em um documento, mas de forma bem mais rápida. Dessa maneira, ganha-se tempo para ler mais coisas e aumentar a produtividade. Veja agora como fazê-la.

1) Não querer entender todo o texto

Uma pessoa que está lendo uma página inteira e repleta de texto não compreenderá a totalidade; no entanto, deve compreender a essência. Muitas pessoas ficam retornando parágrafos na sua leitura não porque não entenderam o principal, mas porque desejam entender tudo.

2) Skimming

Essa é uma forma de leitura que serve para encontrar dados básicos de um texto. Se ele é sobre um acontecimento histórico, por exemplo, o que as pessoas têm de absorver imediatamente com o Skimming são a data, onde determinado acontecimento se deu e quem estava envolvido.

Muitos leitores usam essa técnica sem saber quando simplesmente “passam os olhos” sobre determinado trecho: apesar de não terem lido em detalhes, eles conseguiram reter o que era essencial e estão preparados para ir ao próximo texto.

3) Foque em partes maiores

Para que uma palavra seja lida, é preciso que os olhos se foquem nela. Porém, quando o leitor abrange uma área maior de texto, consegue lê-la simultaneamente e economizar tempo. No princípio, pode haver a impressão de que se está lendo várias coisas e não entendendo realmente nada, mas isso melhora por meio de treino.

4) Scanning

Essa forma de ler serve para procurar por palavras-chave. Quem estiver procurando por um acontecimento em 1896, por exemplo, pode apenas “scanear” o texto com os seus olhos procurando por esse termo específico, sendo dispensado de ler com mais profundidade.



Deixe um Comentário: