fbpx

Como começar a investir em ações na bolsa em 2019

Investir em ações é uma atividade rentável, mas que tem altos riscos: por causa disso, são necessárias orientações antes de comprar os papeis. Como os resultados financeiros do país tiveram um pouco de melhora no final de 2018 e começo de 2019, investir é uma grande opção e este texto trará os conhecimentos para isso.

1) Para que investir?

As razões pelas quais alguém resolve investir em ações é importante:  trata-se de uma necessidade a curto ou médio prazo, como uma pós-graduação ou uma viagem? É apenas para ampliar o patrimônio? É fundamental estabelecer um motivo antes de ingressar na bolsa de valores.

2) Aprender a poupar

Não adianta escolher o melhor fundo de investimento se não houver nada para investir. Por isso, é importante contabilizar quanto de dinheiro há para aplicar e que isso seja feito todos os meses. Para pessoas que têm dificuldade em manter as suas economias, será preciso mais trabalho: anotar as despesas, identificar onde há gasto excessivo e usar uma parte deste para algo proveitoso, ou seja, para investir na bolsa.

3) Procurar a consultoria de especialista

Por causa da quantidade de orientações online e aplicativos, é fácil para qualquer um se sentir confiante para fazer investimentos. Todavia, a bolsa de valores tem oscilações perigosas e é necessário ser orientado por um especialista.

Quem tenta investir sozinho e sem experiência tem grandes probabilidades de perder o que aplicou e, pior que isso, terminar com uma grande dívida. Além das empresas de corretagem, as pessoas podem pedir a orientação dos bancos: a maior parte deles tem serviço de corretagem.

4) Não exagerar nos investimentos iniciais

Não é incomum que os investidores mais “novatos” se empolguem demais e acabem aplicando excessivamente na bolsa. Isso não é seguro porque, da mesma forma que pode haver um grande rendimento, pode haver uma grande desvalorização.

Além de dosar a quantidade de investimentos que fazem, as pessoas devem diversificar as suas aplicações em vez de confiar apenas em um segmento ou em uma empresa.



Deixe um Comentário: