Como conseguir o FIES 100% em 2019 com as novas regras – Dicas

O Financiamento Estudantil (FIES) faz parte das soluções disponíveis para quem deseja fazer um curso superior na rede privada de ensino. Esse é um dos programas do Ministério da Educação (MEC) e, diferentemente das bolsas comuns, ele exige o ressarcimento do governo federal depois de um ano e meio de término do curso.

São ofertados dois tipos de financiamento: o de 50% e o de 100%. A maioria dos estudantes, é claro, procura pelo financiamento total do curso, ainda mais quando se tratam de mensalidades muito altas. Porém, para conseguir os 100% de crédito, é importante estar atento à tabela de comprometimento de renda.

O que é a tabela de comprometimento de renda?

Essa é uma tabela feita pelo Ministério da Educação e que considera a relação entre a renda per capita da família do estudante e a mensalidade do curso desejado. O sistema também considera qual é o conceito do curso, ou seja, qual é a nota que a avaliação do MEC deu recentemente a ele em suas avaliações.

Os estudantes podem visualizar essa tabela de comprometimento de renda usando o site oficial do FIES: http://fies.mec.gov.br/.As chances de 100% de financiamento aumentam conforme há mais distância entre a renda per capita e o valor da mensalidade.

Outros critérios

Além de a mensalidade do curso superior ser bem maior que a renda per capita, mais coisas são necessárias para conseguir 100% de financiamento, como:

 

  • Ter realizado a prova do ENEM com nota de redação maior que zero, além de pontuação acima de 450. Cabe dizer que quanto mais alta a nota do ENEM, melhores as porcentagens de financiamento;
  • Escolher cursos com critério 4 e 5. Os cursos que têm notas menores têm os financiamento distribuídos por último;
  • Selecionar cursos nos segmentos de Engenharia, Saúde e Educação, já que a maior parte dos financiamentos é para eles;
  • Morar em áreas de pouco Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pois isso aumenta a possibilidade de financiamento integral.


Deixe um Comentário: