Como consultar o PIS PASEP em 2019

PUBLICIDADE

Os trabalhadores do setor privado e os funcionários públicos têm direito a receber uma quantia periodicamente, sendo ela correspondente a um salário mínimo, no máximo. Essa quantia, para os servidores privados, é chamada de Programa de Integração Social (PIS); para os servidores públicos, trata-se do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

O valor, como falado, pode chegar até o salário mínimo, mas a definição exata de quanto há a receber é tida considerando a quantidade de meses trabalhados. A consulta pode ser feita na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

PUBLICIDADE

Como consultar o PIS em 2019

Para a consulta do Programa de Integração Social, o trabalhador da iniciativa privada tem de acessar o site da Caixa: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/cotaspis. Em seguida:

PUBLICIDADE

 

  • Clica-se em “Consulte seu saldo”;
  • Coloca-se um dos documentos pedidos (pode ser o próprio PIS ou o CPF);
  • Clica-se em “sim” ou “não para a pergunta “você é aposentado?”;
  • Fornece-se a data de nascimento;
  • Clica-se em “Continuar”

 

O cidadão que tiver algum saldo de PIS para recebimento será informado e indica-se acessar ao calendário (no link anterior) para saber quando o valor estará disponível.

Como consultar o PASEP em 2019

A consulta do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público precisa ser realizada usando o site do Banco do Brasil: https://www36.bb.com.br/portalbb/pasep/pesquisa,802,17,505134,2,0,1.bbx. As orientações são:

 

  • Colocar o CPF ou o número do PASEP e a data de nascimento;
  • Clicar em “consultar”.

 

O calendário para liberação do PASEP fica em https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep/abono-salarial#/e o servidor público deverá ficar atento ao dígito do seu PIS para saber quando sacar.

Quem tem PIS e PASEP?

O PIS pode ser sacado pelos trabalhadores que, no ano-base, trabalharam por 30 dias ou mais, inclusive não-seguidos; é obrigatório estar registrado no sistema PIS há 60 meses ou mais também.

Os servidores públicos também precisam estar em exercício há certo tempo para ter direito ao PASEP e eles podem confirmar isso usando o telefone 0800 729 0001, indo a sua agência do Banco do Brasil ou ligando para 158.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *