Como fazer e preencher um currículo – Modelos

Como o currículo é um processo importante da carreira, algumas pessoas acreditam que é complicado fazê-lo da forma certa. Porém, basta que esses profissionais se lembrem das informações obrigatórias e das regras com relação ao layout desse documento.

A Internet tem algumas plataformas que permitem que se faça currículo: é só colocar os dados pedidos e imprimir quando ele estiver pronto. O próprio Word 2010 tem, e seu início, a opção de se abrir modelos de currículo: escolhendo um, o profissional escreve seus dados e ele estará pronto para ser impresso.

Para as pessoas que precisam de um currículo um pouco mais formal, redigi-lo no Word, sem escolher um layout pré-feito, é a melhor opção. Nesse caso, utilizam-se duas opções de fonte: tanto a Times New Roman quanto a Arial são as aceitas, mas com tamanho 12.

Para os currículos tradicionais, é vetado que se ponha qualquer tipo de cor, tanto no seu fundo quanto nas letras. Porém, para a diferenciação dos tópicos, é aceito que se use o negrito.

Já os currículos um pouco mais “artísticos” costumam ser os relacionados a empregos como decoradores ou, principalmente, para o setor de Design. Mesmo nesses casos, o currículo não pode ser absolutamente colorido: ele pode ter algum sombreado, por exemplo, ou uma margem diferenciada, mas com moderação.

Como preencher

As informações de escolaridade terão quatro partes: qual é o nível, qual é a instituição e quando foi concluído. Não existe problema em inserir algum curso que esteja em andamento, desde que essa condição seja bem especificada e o recrutador não seja “enganado”, achando que a pessoa está formada.

Outro cuidado quando se coloca a escolaridade é selecionar somente as que são de acordo com a vaga procurada e esse “funil” também tem de ser utilizado para colocar as experiências profissionais.

É preciso escrever o nome da empresa e qual era o cargo, não havendo necessidade de incluir atribuições. Outro dado importante é quando a pessoa entrou e saiu daquele cargo. Na sequência, encontra-se um modelo de como fazer e preencher qualquer espécie de currículo.

Confira 2 modelos prontos:

Modelo 1

Modelo 2

You May Also Like

Deixe um Comentário: