Curso Técnico de Metalúrgica Senai – Inscrição

O curso de técnico de metalúrgica irá capacitar o aluno de modo que ele consiga planejar e supervisionar os processos que visam a obtenção, fundição, transformação, tratamentos técnicos e superficiais de metais e das ligas metálicas. O profissional ainda apresentará o domínio sobre os processos que envolvam a soldagem, de forma que técnicas de medição sejam aplicadas, seja capaz de fazer os testes de ensaios destrutivos e não destrutivos, e que o profissional formado seja apto a responder pela responsabilidade técnica nas áreas de metalurgia.

Essa é uma área que com o crescimento tecnológico empregado pelas indústrias está cada vez mais necessitando de mão de obra qualificada, sendo que os profissionais devem acompanhar essas modificações e se manterem preparados para que os processos sejam otimizados e cada vez mais as melhorias possam ser empregadas.

Mercado de trabalho e salário

Os técnicos de metalurgia podem trabalhar na indústria, nas fábricas que fabricam máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, além de conseguirem atuar em laboratórios voltados para o controle de qualidade, ou na manutenção e pesquisa, ou ainda atuarem como prestadores de serviço.

Segundos dados do Ministério do Trabalho a profissão de técnico de metalúrgica é uma área onde cerca de 74% dos concluintes do curso conseguem emprego. Dessa forma, temos um mercado de trabalho onde existe muito espaço para mão de obra qualificada. O profissional dessa área recebe em média R$2500.00, porém não é incomum que profissionais mais experientes e com cargos de confiança, cheguem a receber mais de R$7000.00.

Pré-requisitos para se tornar um técnico de metalúrgica

Para os interessados em se tornarem técnicos de metalúrgica é necessário estar cursando, no mínimo, o primeiro ano do ensino médio, ou ter concluído o mesmo. O ingresso no curso é feito mediante processo seletivo, portanto para entrar no curso haverá uma avaliação prévia. Para a aquisição do diploma ao término do curso, o aluno deverá comprovar que terminou o ensino médio.

O Curso de Técnico de Metalúrgica é oferecido nas seguintes unidades do SENAI: Escola SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” (Osasco – São Paulo), SENAI Araucária (Paraná), Instituto SENAI de Tecnologia e Mecatrônica (Caxias do Sul – Rio Grande do Sul)

You May Also Like

Deixe um Comentário: