Dicas e regras ABNT para TCC e monografia

PUBLICIDADE

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia é uma produção exigida por muitas instituições às pessoas que estão em vias de se formar. Além de a temática ser muito importante, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fornece diretrizes obrigatórias para a organização e formatação. Seguem as mais importantes dicas e regras ABNT para TCC e monografia.

 Formatação

Logo que uma banca começa a análise de uma monografia ou TCC, observará se a formatação indicada pela ABNT foi seguida. A fonte, por exemplo, tem de estar em tamanho 12 (a não ser no caso de citações, quando se trata de tamanho 10) e a forma sempre deve ser Arial ou Times New Roman.

PUBLICIDADE

É preciso configurar o espaçamento para que ele seja sempre de 1,5 cm e a folha usada deve ser o A4. Não se deve utilizar cores nem na formatação do texto e nem na folha: para qualquer diferenciação necessária, indica-se usar negrito, restringindo-se o itálico a palavras que sejam de outra língua. A margem também tem uma medida específica: ela deve ter 3 cm à esquerda e na parte superior; à direita e na parte inferior, 2cm.

PUBLICIDADE

Conteúdos

Há elementos que são obrigatórios e outros que são opcionais. Dentre os obrigatórios, está a capa, a folha de rosto, a folha de aprovação (onde são mencionados os avaliadores da monografia ou TCC e há um espaço para constar “aprovado”), dedicatória, agradecimentos, resumo e o mesmo resumo em língua estrangeira (Inglês).

Cada uma das partes acima deve estar em uma folha e, depois, é a hora da introdução e dos capítulos da monografia ou TCC, lembrando-se de que é necessário ter um capítulo identificado como “conclusão”.

Depois do conteúdo textual do trabalho, o estudante colocará as referências bibliográficas. Todos os demais itens pós-textuais são opcionais: anexo (onde ficam cópias de documentos importantes para o trabalho), glossário (no caso de a monografia ter muitos termos técnicos) e apêndice (mais uma parte na qual se colocam documentos, como transcrições de áudio).

PUBLICIDADE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *