Direitos do Mesário Voluntário – Eleições 2018

Nem sempre ser um mesário voluntário nas eleições é uma coisa penosa: apenas de um fim de semana no qual essa pessoa trabalhará, existem alguns benefícios compensadores e que não se resumem às folgas. Uma vez que o processo eleitoral de 2018 ficará mais intenso nos próximos meses, é indicado que os cidadãos estejam atentos ao que podem ter em troca dessa função.

Direitos

A pessoa que se voluntaria como mesária poderá incluir esse período nos seus relatórios de atividade complementar. Com isso, será mais simples conseguir a totalidade de horas que cada universidade solicita nos seus cursos. Os concursos públicos que precisarem realizar desempate concederão mais pontos aos que foram mesários voluntários.

A respeito das folgas, elas vão além da quantidade de dias referente às eleições: como os mesários também precisam dispor de dias para serem treinados pelo Tribunal Superior Eleitoral, essas datas são contabilizadas para as solicitações de folga. Vale lembrar que todas essas folgas decorrentes do trabalho como mesário são remuneradas e que, nos dias da eleição, essas pessoas recebem auxílio alimentação.

E se o empregador não quiser conceder as folgas remuneradas?

Os cidadãos que trabalham como mesários voluntários recebem um comprovante disso e qualquer empregador é obrigado a conceder as folgas remuneradas. Na eventualidade de isso não acontecer, o profissional pode buscar pelo seu sindicato ou pior algum órgão que o representa, uma vez que se trata de um direito assegurado.

Cabe dizer, entretanto, que os empregadores podem fazer acordos para que essas folgas sejam usadas. Se existem auditorias ou ocasiões muito importantes, será necessário determinar um período em que tanto o empregador quanto o funcionário sejam beneficiados.

Quais pessoas não podem ser mesárias voluntárias?

O Supremo Tribunal Eleitoral tem determinadas exigências para quem se inscreve para mesário, como a pessoa ser maior de idade. Nenhum parente de candidato político pode ter essa função, a não ser que seu grau de parentesco seja de terceiro em diante. Destaca-se que a regra também abrange aqueles que não são parentes de sangue, mas pela afinidade.

You May Also Like

Deixe um Comentário: