PUBLICIDADE
Saber o que é mais valorizado na preparação dos currículos é importante para que os profissionais sejam mais considerados pelos Recursos Humanos. Pode parecer que apenas as informações que estão lá são importantes, mas a maneira como os candidatos distribuem-nas no currículo também podem ser determinantes para haver a contratação ou não.
O que é vital ter no currículo?
Independente da personalização que eles tenham, existem certas informações que são indispensáveis. Para iniciar da forma correta o currículo, é preciso que se coloquem os dados pessoais, sem se esquecer de citar o estado civil e também o endereço. Se a pessoa tiver um e-mail, é recomendado que ela coloque.
PUBLICIDADE
A escolaridade é outra coisa muito importante e não importa se o candidato tem ou não um curso superior. Mesmo que o grau de escolaridade seja o ensino fundamental, é preciso especificar e ainda mencionar qual foi a instituição de ensino.
PUBLICIDADE
Ter um tópico para a experiência profissional é outra coisa obrigatória: no caso de o candidato nunca ter trabalhado, ele pode escrever “Não tenho experiência”. Para quem já trabalhou, coloca-se os cargos mais importantes que se ocupou e o período, além do nome da empresa.
Vale a pena inovar na formatação?
Os currículos mais valorizados costumam ser os tradicionais, ou seja, onde não existem cores e que estão na letra Arial 12, aceitando-se até a Times New Roman 12. Contudo, as empresas mais novas, como as startups, podem apreciar que os currículos tenham um layout mais moderno e o próprio Word tem alguns modelos nas suas versões mais novas.
Ainda que se escolha inovação, é fundamental não colocar imagens no currículo e que as letras sejam de cores sóbrias, assim como o efeito de fundo. Deve-se ter cuidado para que o layout do currículo não atrapalhe a leitura das informações e para que não fique agressivo à vista.
No caso de o candidato querer colocar foto no seu currículo, isso só é aceitável quando a empresa requisita expressamente. Não sendo assim, encaminha-se só o documento.
Baixe modelos prontos para preencher:
PUBLICIDADE