O que é e dicas para conseguir emprego para trainee

PUBLICIDADE

As empresas brasileiras contratam pessoas na qualidade de trainee para que elas desenvolvam as suas carreiras. As contratações dessa natureza podem ser o primeiro passo para que o indivíduo possa chegar a cargos mais importantes, seja dentro da empresa contratante ou na concorrência.

Costuma ser exigido aos trainees que eles tenham curso superior, não necessariamente que eles já estejam formados, mas sim que estejam próximos ao final do curso.

PUBLICIDADE

As seleções para trainees são organizadas de acordo com o calendário de cada empresa, geralmente uma vez por ano. As etapas usadas na escolha desses funcionários também são pessoais de cada organização: algumas usam testes virtuais, outras aplicam provas, há as que exijam dinâmicas, etc. Os trainees, na maioria das vezes, recebem benefícios e têm um salário mais alto que os estagiários.

PUBLICIDADE

Dicas para ser contratado como trainee

Os estudantes que querem tentar ser trainees precisam:

 

  • Estar atentos às suas notas da faculdade e à sua presença;
  • Procurar a maior quantidade de cursos complementares que puderem, inclusive estando relacionados ao tipo de segmento que querem integrar;
  • Apostar em cursos de idiomas, já que o Inglês de nível intermediário em diante é muito pedido;
  • Preparar-se para as dinâmicas em grupo: é interessante que os estudantes pesquisem como são as dinâmicas que a empresa de interesse adota;
  • Prestar atenção ao estilo da empresa: se ela é muito formal, é importante que o candidato a trainee se apresente em trajes formais durante as etapas e até para entregar o currículo;
  • Ser sincero com relação às suas capacidades: mentir em qualquer etapa da escolha para trainee é negativo porque, na hora em que o candidato tiver de demonstrar determinado conhecimento, não terá aquilo para apresentar.

 

Oportunidades para os trainees

Muitas empresas têm um banco de talentos apenas para os possíveis trainees; se não houver, a pessoa deve escrever “trainee” no campo “Objetivo profissional”. O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) também pode auxiliar os processos de escolha de trainees ou ser usados pelas empresas para comunica-los: https://portal.ciee.org.br/.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *