O que fazer quando seu salário atrasa; quais são seus direitos

PUBLICIDADE

Todos os trabalhadores costumam esperar com ansiedade o dia do seu pagamento de salário: pode ser para comprar algo, para quitar dívidas ou mesmo para aplicar. No entanto, existem muitos patrões que atrasam o salário dos seus colaboradores e estes devem saber quais são os seus direitos nessa situação.

Primeiramente, o trabalhador tem de decidir se quer continuar no trabalho ou não. Isso porque, dependendo de qual seja a sua atitude, é possível que se crie um clima bem ruim entre ele e o gestor e isso culmine no seu desligamento. Porém, vale dizer que a empresa não pode demitir o trabalhador apenas porque ele buscou os seus direitos: normalmente, o que pode ocorrer é uma espécie de perseguição.

PUBLICIDADE

Como agir

A primeira atitude recomendada é falar com o empregador ou com o responsável pelos Recursos Humanos perguntando a causa do atraso e pedindo que o pagamento seja depositado. Isso é indicado quando se trata de um atraso atípico, que pode ser devido a um problema bancário, por exemplo.

PUBLICIDADE

Já no caso de atrasos recorrentes ou de um atraso muito grande, o funcionário pode optar por ir à Justiça do Trabalho. Para que o atendimento seja mais completo, é preferível levar o extrato bancário comprovando que não houve depósito de pagamento ou que ele foi feito com atraso, além da carteira de trabalho e do documento pessoal.

Quando a categoria profissional tem um sindicato, recomenda-se buscá-lo, pois essa instituição tem como objetivo exatamente resguardar os direitos do trabalhador e pode dar orientações importantes com relação às medidas legais.

O que acontece com o empregador?

Quando o pagamento do salário atrasa menos de 20 dias, há uma multa de 10% e também a correção monetária. Já para os atrasos maiores que isso, os critérios anteriores continuam valendo, mas a cada dia útil será cobrado do empregador mais 5%.

O trabalhador também pode pedir a justa causa no empregador, que é uma forma de desligamento na qual a “culpa” refere-se à má conduta da empresa.

PUBLICIDADE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *