PUBLICIDADE
É por meio do currículoque os profissionais recebem a oportunidade de serem entrevistados pela empresa e, dessa maneira, é claro que as informações colocadas nele devem ser caprichadas.
Na verdade, o documento inteiro deve ser feito com cuidado e existem erros sérios que podem fazer com que o recrutador descarte o currículo imediatamente.
PUBLICIDADE
Quais são os piores erros na parte de informação?
Quem redige um currículo precisa “convencer” o recrutador de que é adequado para aquela função. Dessa forma, todas as informações colocadas devem girar em torno desse cargo: cursos complementares, experiência profissional, formação acadêmica, etc. Abaixo, alguns dos principais erros:
PUBLICIDADE
- Experiências dispensáveis: pessoas que tiveram profissões bem diferentes ao longo da carreira devem selecionar somente as que se encaixam na vaga que estão pleiteando agora. Se o candidato está interessado na função de motorista, não é necessário mencionar que já foi porteiro: é melhor que coloque as outras oportunidades nas quais já foi motorista.
- Não utilizar ordem cronológica: as informações também precisam estar em ordem cronológica para que o recrutador as entenda melhor. Primeiro, coloca-se a formação acadêmica e a experiência profissional mais recente, indo às mais antigas.
- A respeito da formação acadêmica, é extremamente ruim não especificar o status de cada uma. Colocar apenas “curso técnico em Administração – SENAI” faz com que o recrutador acredite que o candidato terminou o curso. Se não for o caso, deve-se escrever “incompleto”.
Quais são os piores erros na parte de organização?
- O primeiro erro que afasta os recrutadores é não colocar as informações na ordem adequada:
- Nome completo;
- Dados de contato;
- Objetivo;
- Formação acadêmica;
- Experiência profissional;
- Cursos complementares (se houver);
Informações adicionais (como disponibilidade para viajar, possíveis prêmios, disponibilidade de horário, etc).
- O currículo não deve ter foto, a não ser que o processo seletivo indique isso claramente;
- O candidato também não deve utilizar formatação colorida: o preto e branco é o ideal para esse tipo de documento, apostando apenas no negrito para fazer pequenos destaques.
PUBLICIDADE