Trabalhar em Breu Branco PA – Sine, Hoje

Localizado no Sudoeste do Estado do Pará, o município de Breu Branco foi fundado em 1907, porém teve sua emancipação somente em 1991.

A cidade apresenta intima história vinculada a construção da usina hidroelétrica do Tucuruí. A cidade existia como vilarejo desde 1900, porém com o remanejamento da cidade em 1980, ela ganhou os status de hoje.

O antigo povoado conhecido como Breu Velho ficava localizado onde hoje em dia se encontra o lago da Represa de Tucuruí. A antiga cidade de Breu Velho foi formada as margens da Estrada de Ferro Tocantins, sendo que sua população comercializava castanhas-do-pará. Após o remanejamento da população o vilarejo ficou conhecido como Breu Branco.

Com a estabilização da cidade, muitas famílias de Goiás, Minas Gerais, Maranhão e Piauí, foram convidadas pelo governo federal para fixarem residência da região. Graças a esse incentivo a cidade apresentou uma explosão demográfica enorme.

Com o crescimento da cidade iniciou-se o processo de emancipação o que ocorreu em 1991.

Oportunidades econômicas e de emprego na cidade de Breu Branco

A cidade de Breu Branco apresenta um forte setor extrativista, sendo que a região apresenta reservas de quartzo, a qual é explorada pela Siderúrgica Dow Corning (uma das maiores empresas americanas sediada na região conhecida como Vale do Silício Americano”).

Além disso a cidade apresenta grandes reservas de areia e seixo, sendo principalmente utilizada pelo comércio local. O extrativismo vegetal está em decadência, porém ainda é parte essencial do comércio local, esse declínio do extrativismo se deve ao esgotamento das florestas nativas da região.

Com a diminuição do extrativismo vegetal a cidade apresentou um crescimento constante da agricultura e da pecuária extensiva, sendo que elas se tornaram a base econômica da cidade, de tal forma que a cidade apresenta em seu entorno um crescente parque industrial e agroindustrial.

As principais oportunidades de emprego que podem ser encontradas no município de Breu Branco são para: Revendedor, Professor de inglês e para autônomos. A cidade vem apresentando um boom econômico marcado pela sua crescente industrialização, portanto, fique de olhos abertos para as oportunidades na cidade.

Agência do SINE Breu Branco

A agência do SINE na cidade de Breu Branco localiza-se na avenida Brasília, sem número anexo a Secretária de Ações Sociais, no centro da cidade. O SINE é o lugar ideal para as pessoas que estão em busca de informações sobre vagas disponíveis na cidade.

Ainda é possível adquirir informações através do site oficial do SINE, pelo endereço eletrônico https://empregabrasil.mte.gov.br/.

You May Also Like

1 Comment

  1. Desejo trabalhar na loja americana por ser de qualidade e ter bom gosto em produtos …. ter a loja americana em nossa cidade e um privilégio .. e saber que vem air mais qualidade e realização de sonhos e crescimento em nossa região

Deixe um Comentário: